Agoniante, é como se pode resumir o clima de Um Lugar Silencioso.
Ironicamente, para se ter uma experiência envolvente com filme, busque uma sala de cinema que tenha um som potente.
Em uma fazenda dos Estados Unidos, vive uma família pacata e sobrevivente de um evento que trouxe para a terra, estranhos seres cegos que atacam quando percebem sons que consideram uma ameaça.
Neste thriller dramático, John Krasinski (The Office) dirige sua esposa Emily Blunt em um filme que, por várias vezes, nos faz sentir colados na cadeira e agoniados com a situação em que a família se encontra.
Juntos com seus filhos, eles tentam levar a vida o mais normal que se pode, dada a condição que se encontram.
A filha do casal é uma menina com deficiência auditiva, que deve tomar mais cuidado do que os demais, pois a sua surdez pode ser um problema, já que ela pode não perceber se está fazendo algum tipo de ruído que ponha a família toda em risco.
Como já mencionado, as criaturas se guiam pelos sons, então se elas perceberem algum som causado por humanos ou algo que elas se sintam ameaçadas, elas partem para o ataque sem piedade. Logo no início já é mostrada que elas não estão para brincadeira.
A situação de não poder fazer barulhos cria uma tensão a mais, pois deixar cair um frasco de remédio, uma caneta ou qualquer outro objeto é comum a todos os seres humanos, mas nesse caso pode vir ser a causa da morte. E é isso que o filme explora: ter o cuidado extremo para não se produzir nenhum tipo de som.
Imagine em uma situação de perigo ou quando se quebra alguma parte do corpo, você não poder gritar por socorro? Aterrorizante.
Deve ter sido um imenso desafio eliminar um dos elementos principais de um filme desse gênero: os sons e, principalmente, os gritos.
Não sei se pode-se dizer que este é um filme de terror, pois as situações são mais tensas do que horrorizantes. As mortes são bem rápidas e não tem aquele impacto de sangue. O clima de suspense fica por conta da tensão criada pela mais pela expectativa do que a morte em si.
Interessante também foram algumas das soluções tomadas para se evitar os barulhos comuns no dia a dia. Imagine que ao invés de pratos, você tenha que comer em uma folha de couve e utilizar as mãos para comer. Legal essa preocupação com esse tipo de coisa, pois algo tão trivial, pode vir a trazer o perigo para a sua porta.
Enfim, foi um filme bastante satisfatório no quesito que ele se propõe, que é de causar tensão. As pessoas na sessão em que estava também entraram no clima e quase não se ouviam conversas durante a exibição. Não sei se era por causa da apreensão de como vão solucionar as situações em que os personagens se encontram, mas estava um silêncio que dava para ficar imerso no filme, parecendo que eu estava junto com eles na trama.
Opinião pessoal: se você gosta thriller, suspense e drama, vá ao cinema e curta esse que é um dos filmes mais bacanas do gênero.
Sugerimos que busque uma sala de cinema que tenha um som potente, pois apesar do silêncio necessário para a sobrevivência dos personagens, algumas cenas precisam de um certo volume para causar o impacto necessário para passar o sentimento que o diretor gostaria que você sentisse.
Trailer
Um Lugar Silencioso (A Quiet Place) tem direção de John Krasinski elenco formado por John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe e estreia dia 05 de março de 2018, no Brasil.