A Disney anunciou, na quinta-feira (29), a sua primeira princesa de origem latina. Elena de Avalor, como foi batizada, é a segunda tentativa da Disney de introduzir uma princesa de origem hispânica em seu universo. Há cerca de 2 anos, o estúdio apresentou a Princesinha Sofia, como sendo uma pequena menina caucasiana de origem hispânica. Após receber uma saraivada de críticas devido à falta de identidade cultural e étnica da personagem, a Disney pediu desculpas à comunidade latina.
Segundo a Disney, Elena de Avalor será uma adolescente de 16 anos, corajosa e inteligente, que vai viver em um reino encantado inspirado na cultura e no folclore de diversas culturas latinas. Ela terá a companhia do seu avô Tito, sua avó Cici, seu conselheiro, o duque Esteban, e Mateo, um jovem aprendiz de mago. Na trama, seus pais e seu reino são tomados pela poderosa bruxa Shuriki. Para proteger sua irmã caçula, Isabel, e seus avós, a jovem enfrenta a bruxa, mas acaba aprisionada dentro de um amuleto mágico. Décadas depois, a princesa Sofia de Encântia descobre a verdade sobre o objeto que ela carrega há anos e devolve a Elena sua forma humana.
Desde Branca de Neve e Os Sete Anões (o primeiro longa-metragem da Disney) até as mais recentes princesas de Frozen, o estúdio conseguiu se trazer a imaginação de várias gerações de meninas e se adaptou às mudanças de mentalidade de cada época, com princesas mais guerreiras ou mais dependentes de um príncipe. Inclusive, no universo Disney, há diversas princesas com etnias diferentes, como a caucasiana Cinderela, a árabe Jasmine (de Aladim), a chinesa Mulan e a princesa negra Tiana (A Princesa e o Sapo).
Elena de Avalor será apresentada às crianças em 2016, em um episódio especial do desenho “Princesinha Sofia”, exibido no canal Disney Junior, e a atriz Aimee Carrero, de origem dominicana, será a responsável pelas vozes da nova princesa.