Pois é, galera! Parece que a Electronic Arts não aprendeu com os próprios erros e decidiu convidar dubladores não-profissionais para dar vozes a alguns personagens de Star Wars: Battlefront. Mesmo com todas as críticas que Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor, recebeu na dublagem do protagonista de Battlefield Hardline (da própria EA), o game mais esperado pelo universo nerd contará com a participação da jornalista e escritora Flávia Gasi (colunista do site IGN Brasil) e do blogueiro e apresentador Thiago “Borbs” Borbolla, editor-chefe do site Judão.
A dublagem da maioria dos jogos é feita por estúdios no Rio e em São Paulo. A dublagem de Battlefront está sendo feita em Porto Alegre, no estúdio de Kiko Ferraz. Kiko foi o diretor da dublagem do jogo e dará voz a Darth Vader. A EA divulgou um vídeo mostrando Gasi e Borbs nos bastidores da gravação da dublagem. Segundo o vídeo, Flávia Gasi será voz de “pessoa rebelde que vai berrar bastante” e Thiago Borbolla será o “rebelde masculino 2”. Confira:
Jonathan Harris, Gerente de Negócios da Electronic Arts no Brasil, afirmou em nota que a escolha de Flávia Gasi e Thiago Borbolla para a dublagem veio por ambos se encaixarem no perfil que estavam procurando para o jogo. “Queríamos ter pessoas importantes para a comunidade e que realmente fossem fãs da franquia participando dessa dublagem”. De acordo com Kiko, 39 pessoas participaram da dublagem, sendo 37 dubladores, a jornalista Flávia Gasi e o blogueiro Thiago Borbolla.
Nós, do Classe Nerd, temos nada contra Kiko, Flávia e Borbs. Mas achamos que a escolha deles mostra uma falta de respeito com os profissionais de dublagem. Para ser um dublador profissional, a pessoa precisa ser ator para depois tentar ser dublador. E isso pode levar anos pois é um trabalho árduo. Segundo o dublador Márcio Simões, para ser um bom dublador é necessário fazer muitas sessões de fonoaudiologia para perder o máximo de sotaque.
E achamos que é uma falta de respeito com os fãs de Star Wars, que estão aguardando ansiosamente pelo jogo. Agora, todos eles estão torcendo para que a dublagem não esteja tão ruim como as que foram feitas em Mortal Kombat X (lembram da Pitty?) e de Battlefield Hardline.