Pixels é um filme que alcança um público óbvio: os fãs de games da década de 1980. Mas isso se deve, em grande parte, ao sucesso de outra obra com tema bem similar, a animação Detona Ralph, da Pixar. Ainda assim, é inegável que o filme é muito divertido e foi um sucesso de público no Brasil.
Para crianças e adultos
Podem se preparar pois este longa metragem agradou não só aos “velhinhos” que curtiram os games antigos. Crianças – digo por experiência própria – saíram do cinema com a curiosidade aguçada sobre os jogos que aparecem em Pixels. Donkey Kong, Galaga, Pac Man e outros certamente tiveram um aumento nos downloads.
A história
Um grupo de amigos é destaque por conta de seu sucesso nos games. Um, entretanto, tem destaque ainda maior por causa de um talento incrível para superar os desafios dos jogos. O ano é 1982 e a febre por clássicos do videogame serve como pretexto para o confronto entre Sam Brenner e Fire Blaster. A história deles é drasticamente modificada após essa disputa.
Os resultados de todos os jogos foram gravados e compilados para envio em uma sonda espacial, junto com outros materiais. Essa sonda é uma tentativa da Nasa para encontrar vida no espaço.
Longos anos se passaram sem que nada resultasse dessa iniciativa. Até que…
A guerra dos mundos.
Ao contrário da clássica obra de ficção científica, os invasores que veem à Terra não são tão sombrios. Com base nas imagens que receberam através da sonda, eles concluíram que estávamos desafiando-os para uma batalha. Assim, recriaram as armas que mostramos a eles, incluindo as naves, personagens e monstros dos games pixelizados da década de 80.
O mundo dá voltas…
Mesmo sendo uma frase clichê, essa é a base do retorno de Sam e seus amigos diante do desafio imposto pelos invasores. Ou a Terra vence os guerreiros espaciais em jogos ou será destruída por eles. Para vencer só há uma maneira: trazer os antigos campeões dos games (tão esquecidos quanto eles) para um jogo que irá decidir o futuro do planeta.
Sam Brenner (Adam Sandler), Ludlow Lamonsoff (Josh Gad) e Eddie Plant (Peter Dinklage) são os únicos com o conhecimento para derrotar a Armada alienígena, isso com o auxílio dos armamentos construídos pela equipe da Coronel Violet van Patten (Michelle Monaghan).
Mas nem tudo são flores. Violet e Sam se conhecem de uma forma muito diferente e eles protagonizam momentos de conflito muito engraçados.
Destaque para o atrapalhado presidente do EUA, Cooper (Kevin James), que mesmo na posição em que se encontra, jamais abandona o velho amigo Sam.
Divirta-se acessando a página de games exclusivos de “Pixels”: Arcaders.
Marketing agressivo.
Créditos finais.
O filme encerra com as melhores cenas refeitas em forma de game, recontando as passagens com muito humor.
Pixels é um filme recomendado por unir humor, ação, ficção científica e games antigos de um jeito suave e agradável.