Opa, Companheiro de Batalha! Estamos aqui mais uma vez para relatar para vocês como foi nossa missão em cobrindo o evento Rio Anime Club 2.1 Especial de 8 Anos. Foram dois dias de festa e muita agitação. Gostaríamos de agradecer aos organizadores do evento pelo convite e por nos permitir participar dessa grande confraternização que é o RAC.
O Evento
O Rio Anime Club é um evento que reúne crianças, jovens, adolescentes e até adultos em torno de uma paixão: Animes. Mas não é só a cultura japonesa que está presente no evento, têm também um pouco da cultura pop/nerd em geral.

Nesta edição comemorativa, além do palco principal, rolaram as tradicionais competições de games. Dez jogadores divididos em 2 equipes duelavam em League of Legends, que era transmitido em uma tela grande para o público poder acompanhar a partida.

Havia também uma grande área para comercialização de HQs e mangá, um espaço de dança para jogar Dance Central, muitas barracas oferecendo produtos relacionados a animes e outros produtos relacionados aos participantes do palco principal, disputas de lutas medievais com espadas e uma área VIP, para que os que garantiram esse tipo de ingresso pudessem ter acesso aos convidados especiais antes mesmo deles chegarem ao palco e poderem tirar suas selfies exclusivas, conversar com o ídolo sem ter que entrar em uma fila gigantesca.

E por falar em palco principal, vamos às atrações começando pelo sábado.
SÁBADO – 10 de outubro
ANIME QUIZ
O evento começou agitado com as apresentadoras Babi Dewet e Marília Esposte comandando uma divertida disputa entre pessoas escolhidas na plateia, que respondiam perguntas sobre animes em geral. A disputa foi acirrada, mas tudo com um clima de muita farra. As equipes puderam mostrar o seu conhecimento em meio a diversas perguntas, e os vencedores receberam brindes.
RATO BORRACHUDO
Uma das atrações mais esperadas do dia era a presença do Rato Borrachudo. Youtuber, Rato conta com mais de 700 mil seguidores em seu canal de gameplay, modalidade em que uma pessoa grava enquanto joga e comenta. Rato divertiu a plateia com suas histórias, contando como surgiu a caracterização do personagem: uma máscara de borracha e um óculos escuro que ele comprou dias antes de ser chamado para participar de um evento, em que não queria mostrar o rosto, por conta da timidez. Após sua apresentação, ele tirou fotos com seus fãs, alguns tão emocionados que choraram. Rato foi bem simpático com todos e saiu de lá cheio de presentes dado pelo público.
MARCO RIBEIRO
Dublador de um dos personagens mais importantes da atualidade, Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Marco Ribeiro já dublou Charlie Sheen, Tom Hanks, Jim Carrey, Antonio Banderas, Will Smith, Jackie Chan, o icônico Yusuke Urameshi (Yuyu Hakushô), entre muitos outros. O dublador contou passagens de sua carreira, repetiu frases clássicas de seus personagens mais marcantes, como os gritos de invocação de poder de Yusuke Urameshi. Ele respondeu perguntas da plateia, e chamou uma criança para interpretar Tony Stark, enquanto ele dublava a cena, o que foi muito divertido. Marco Ribeiro também concedeu uma entrevista ao Classe Nerd, que estará disponível em breve, aguarde.
AUTHENTIC GAMES E BAIXAMEMÓRIA
A dupla de youtubers subiu ao palco para dividir “causos” divertidos com a galera sobre os seus canais de Minecraft, que possui mais de 2 milhões de inscritos. Além dos gameplays, eles criam também pequenas histórias, que deram tão certo, que se tornaram uma websérie. Os dois contaram ainda como é o processo de criação e edição dessas histórias. Claro que a plateia estava super curiosa e encheram os participantes de perguntas.
DESFILE COSPLAY E FINAL DE DUPLAS LIGA COSPLAY RIO
Uma das horas mais aguardadas era a dos cosplayers (pessoas vestidas com fantasias de seus personagens favoritos). Como tratava-se da final, a disputa foi acirrada e as idumentárias estavam caprichadas. Outra atração, foi a Final de Duplas da Liga Cosplay Rio, em que os cosplayers se unem para interpretar uma pequena história baseada nos animes de sua fantasia. Devido a quantidade de participantes, o duelo das duas categorias foi dividida em 2 dias.
ISIS VASCONCELLOS
Com mais de 600 mil assinantes em seu canal, Isis Vasconcellos é uma cantora que reúne em seus vídeos canções de diversos estilos musicais, mas o seu grande chamariz são as aberturas e músicas temas de animes. Além da voz bonita, que lembra as cantoras das aberturas originais, ela tenta se caracterizar com algum personagem do desenho apresentado na obra. Atendendo ao pedido da galera, ela cantou vários temas, tanto no idioma original, quanto em português. Isis é uma promessa de destaque no Youtube, e quem sabe, cante uma canção em algum filme da Disney. A menina é talentosa!
DUELO DE TITÃS: 7 MINUTOZ X PLAYER TAUZ
Uma mistura entre apresentações individuais e batalha de improvisação de Rap. Os participantes foram a dupla 7 Minutoz contra o Player Tauz. Apesar de parecer estar “esculaxando” uns aos outros, a brincadeira era ironizar os trabalhos solos de cada um. Nas apresentações individuais eles mostraram seus trabalhos de destaque e levantaram os nerds de plantão, que cantaram em coro vários de seus sucessos, dentre eles Finn vs Mordecai, Mario vs Sonic pela parte do 7 Minutoz e Rap do Naruto, do Mortal Kombat e do Deadpool, por parte de Tauz. Um ponto interessante da apresentação foi a participação de um cosplayer vestido de Naruto, que cantou junto com Tauz. Ótima apresentação e seleção musical nos shows.
FINAL DA LIGA KPOP COVERS 2015
Dança e muito suor, é o que resume a Final da Liga Kpop Covers 2015, evento de música coreana. Apresentada por Babi Dewet, a disputa foi feita entre 10 finalistas de categorias mistas. Haviam duplas, trios, grupos e até apresentações solo. Todos os participantes estavam empenhados e as coreografias estavam ensaiadas no capricho. Os jurados tiveram muito trabalho para decidir quem levaria a melhor.
Mais uma vez, o clima de rivalidade e amizade estava presente na competição, pois ao mesmo tempo que disputavam, os integrantes dos outros grupos comemoravam os acertos dos adversários. Foi uma final incrível!
E com todas essas atrações, o primeiro dia de RAC terminou. Tudo muito divertido, mas o segundo dia ainda reservaria surpresas.
DOMINGO – 11 de outubro
Um dos dias mais esperados do evento havia chegado. Mesmo muito cansados do dia anterior, cumprimos nossa missão em relatar os acontecimentos diretos do front pra você.
Let the games begin.
LA FÊNIX
Loucura total e nenhuma noção é o que define o grupo La Fênix. Depois de contar histórias hilárias sobre coisas que aconteceram com o grupo e responder perguntas dos espectadores, eles chamaram ao palco voluntários para participar de um desafio quente: provar a pimenta do La Fênix, que tem a ardência perto de 5 milhões (segundo eles). Depois de colocarem a prova os participantes, foi a vez de outros voluntários descontarem suas frustrações no saco (sim, esse saco que você está pensando) do Rody Dio, um dos integrantes da trupe. Uma fila se formou e um a um, os escolhidos foram chutando o pobre rapaz. Em seguida, Henrique Minimim sugeriu que o último participante fizesse uma série de exercícios para que eles tivessem que lamber o suor de seu suvaco. Como eu havia dito, eles não têm noção.
ANDREI BEDENE – CANAL VOCÊ NÃO SABIA
O painel temático apresentado por Andrei Bedene foi sobre animes com censura no Brasil. Andrei contou um pouco de como foi o surgimento, sem pretensão, do site e porquê alguns animes foram censurados quando vieram para cá. Abriu espaço para perguntas do público e deu uma palestra muito interessante sobre esse assunto. Acesse o seu canal para conhecê-lo melhor. http://bit.ly/1VTjK2w
MARCELO CAMPOS
Como é legal descobrir quem são as vozes por trás de nossos personagens favoritos, e melhor ainda é ver como essas pessoas são simpáticas. Marcelo Campos é o carisma em pessoa! Ele já dublou Brad Pitt, Brendan Fraser, Johnny Depp, Colin Farrell, Jared Leto, Yugi (de Yu-gi-Oh), Edward Elric (FullMetal Alchemist), Shurato e também o Mu de Áries (Cavaleiros do Zodíaco). Como é de praxe, a galera sempre pede para os dubladores repetirem frases de seus personagens, e ele não os decepcionou. Marcelo também chamou voluntários ao palco para fazer uma brincadeira bacana e mostrar como é o processo de dublagem, pedindo que os escolhidos repetissem determinadas falas. Até que o povo se saíu bem. Marcelo, após sua apresentação, atendeu a todos, todos mesmo que o esperavam na saída para garantirem fotos. Isso é que é comprometimento com os fãs. Congrats buddy!
CAROL MOREIRA
Carol Moreira, do BLOCO X do site Omelete e do Canal “Aí Fica a Dica” – participou de um painel sobre cultura pop, Game of Thrones e o universo feminino no mundo nerd. Carol conversou com o público, foi muito atenciosa e uma simpatia de pessoa. Entrevistamos ela e você vai poder conferir em breve.
FINAL DA LIGA COSPLAY RIO 2015
A apresentação da final da liga ficou por contar do irreverente Fernando Caruso. A segunda parte da competição estava pegando fogo com apresentações magníficas e com uma produção de encher os olhos. Algumas das pequenas histórias que foram exibidas, mostravam a personagem Bayonetta, uma história de ação da Ravena (Jovens Titãs), da Rainha de Copas de Alice Madness Returns e outros. Todas com esquetes muito bem executadas.
E o resultado da Liga Cosplay foi:
- 1º Lugar: Camila Almeida – Rainha Vermelha, de Alice Madness Returns
- 2º Lugar: Larissa Reis (Lila) – Tinker Bell (Sininho), da Disney
- 3º Lugar: Lorrana Xavier (Hana Xavier) – Dark Alessa, de Silent Hills
EDU FALASCHI E DETONATOR
E o Grand Finale veio com uma dupla arrasadora: Edu Falaschi (Angra, Almah) e Detonator (Bruno Sutter, do Massacration). Eles vieram para tirar a galera do chão com suas músicas e uma surpresa sensacional: cantaram em dupla a música Pegasus Fantasy, do anime Cavaleiros do Zodíaco. Um show, em que até os mais cansados de nós, utilizaram suas últimas forças para acompanhar. Edu cantou músicas de sua banda anterior, o Angra, e fez um cover inesperado de Iron Maiden. Após cantarem em dupla, foi a vez do Filho do Deus Metal, Detonator – personagem criado por Bruno Sutter, que matou a pau, com músicas da época em que era da banda Massacration, e de seus trabalhos em carreira solo. Foi um show recheado de bom humor e muito metal. \,,/,
Ufa, conseguimos completar mais uma missão. Para quem ainda não viu, acompanhe nossas fotos e vídeos nas redes sociais:
E para encerrar, gostaríamos de mais uma vez, agradecer mais uma vez aos organizadores da Rio Anime Club por nos convidar a cobrir esse evento, que é um dos mais importantes da Cidade Maravilhosa. Ah, e parabéns por esses 8 anos de Zoeira da boa. E gostaríamos de agradecer às pessoas que nos ajudaram a cobrir o evento: Jéssica Carvalho, Afonso Cego, Ana Raposo e Alexandre Dias. Ah, e não podia deixar de agradecer nosso camarada, que está sempre nos acompanhando nos eventos do Rio Anime Club, o fotógrafo João Fernandes.

That’s All Folks!