A EA Sports informou nessa quinta-feira (30) que o FIFA 15 não terá clubes e jogadores do Brasileirão. Segundo o comunicado, “a ausência de clubes e estrelas nacionais se deve, principalmente, a algumas mudanças no processo de licenciamento no Brasil. Desse modo, a EA não conseguiu chegar a um acordo com o detentores dos direitos dos jogadores e, consequentemente, eles não serão incluídos no jogo FIFA 15, estando também ausentes os respectivos clubes do campeonato brasileiro.”

Apesar da ausência dos clubes brasileiros, a EA Sports frizou que já detém os direitos da Seleção Brasileira, podendo utilizar o logo da CBF e os uniformes oficiais. Desde a década de 90 que FIFA vinha conseguindo licenciar os direitos dos jogadores e dos clubes brasileiros. O mais provável é que a solução encontrada seja criar clubes e jogadores genéricos, o que acontece em alguns casos (Janco Tianno, lembram?). Se o PES 2015 conseguir resolver esse problema de licenciamento, o FIFA provavelmente perderá toda a sua hegemonia no mercado. Afinal, estamos acostumados a jogar com nossos clubes e jogadores favoritos.
No próximo dia 13 de agosto a EA Sports prometeu anunciar mais informaçoes sobre as ligas e as licenças do jogo. FIFA15 será lançado no dia 25 de setembro de 2014, para as plataformas PC, Xbox 360 e Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4.
Leia mais sobre FIFA 15