Um dos assuntos mais polêmicos no mundo dos games nos últimos tempos tem sido o debate ¨resolução x desempenho¨.
Com a nova geração de consoles prometendo resoluções de até 1080p, muito tem se falado se realmente esta deve ser uma prioridade dos estúdios desenvolvedores de games. Uma das promessas da Sony era de que o PS4 teria muitos títulos rodando a 1080p, enquanto que a Microsoft já admitiu que os donos de XBox One jogariam a maior parte de seus games a 900p.
A verdade é que, com os games dessa geração levando o hardware dos consoles ao limite, alguns estúdios desenvolvedores de games estão tendo que sacrificar a resolução em favor do desempenho dos games. Um exemplo foi o do game The Witcher 3. Quando o game foi lançado, a versão para PS4 rodava a 1080p, enquanto que a versão para XBox One rodava a 900p. No entanto, o frame rate (taxa de quadros por segundo) da versão para XBox One era relativamente maior do que na versão para PS4, segundo testes realizados em ambos os consoles. Posteriormente, foi lançado um patch para The Witcher 3 que estabilizou o frame rate da versão para PS4.
Após esse e outros episódios de games com quedas de frame rate e, após uma chuva de comentários em fóruns de games, onde os usuários diziam que preferem games com uma resolução menor porém com bom desempenho de frame rate, algumas empresas e estúdios desenvolvedores de games resolveram se pronunciar sobre o debate.
Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, RPG da Square Enix ainda em desenvolvimento, afirmou que ¨Frame rate é mais importante que resolução¨. Essa não é a primeira vez que uma grande empresa de games faz uma declaração desse tipo.
Essa semana, a DICE resolveu falar sobre o assunto após algumas críticas terem surgido sobre a versão beta de Star Wars Battlefront rodar abaixo de 1080p (720p no XBox One e 900p no PS4). Em sua resposta o diretor técnico da empresa, Johan Andersson, declarou que um game de tiro com foco em multiplayer, como é o caso de Star Wars Battlefront, não pode sacrificar seu desempenho por resolução. Ele completou: ¨O frame rate é a chave. Essa é uma escolha que o time tem que fazer.¨
Nós aqui do Classe Nerd achamos que o equilíbrio é a chave para tudo e isso também se aplica nessa polêmica da ¨resolução x desempenho¨. E você, o que acha sobre o assunto?