Para quem não sabe, Annabelle é um Spin-Off da franquia de filmes Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), que se tornou uma plataforma para lançar derivados das próprias histórias.
A boneca maligna apareceu brevemente no primeiro longa, como um dos eventos investigados pelo casal Ed e Lorraine Warren. Ambos existiram na vida real e a saga Invocação é baseada em algum de seus casos. A história mencionada sobre o brinquedo foi tão bizarro que foi decidido dar uma chance a ele ter um filme próprio.
O que se sabe sobre o caso real é que, de acordo com o casal Warren, duas colegas de quarto relataram que sua boneca foi possuída por uma menina chamada Annabelle Higgins. Os Warrens levaram o brinquedo, alegando que “uma presença desumana estava manipulando as duas através dele”, e o colocaram em exposição no “Museu Oculto”, que fica na casa deles. Ótimo lugar para guardar objetos que foram manipulados pelo mal.
Em 2014 foi lançado o filme Annabelle, mostrando o evento mencionado anteriormente.
Uma dona de casa, grávida, está prestes a ganhar seu bebê, quando seu marido a presenteia com uma boneca para completar sua coleção. Algo ocorre na casa dos vizinhos e a filha deles corre para a residência do jovem casal, ataca a mulher e tenta roubar a boneca. Os policiais neutralizam a garota e ela morre com o brinquedo nas mãos. Assim se segue a história de Annabelle.
Em 2016, continua-se a série com Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2). Nesse, a boneca assustadora só é apenas mostrada em uma cena.
Agora em 2017, voltamos à história dela, só que focando agora na sua criação.
Annabelle 2 é um filme de terror mais psicológico do que aqueles longas que mostram muito sangue e desmembramentos.
Nesta nova produção, que antecede os eventos ocorridos em Invocação do Mal (2013), Annabelle (2014) e Invocação do Mal 2 (2016), apresenta como surgiu e o motivo dessa boneca aterrorizante, um pouco zoeira às vezes, querer tanto que as pessoas passem dessa para melhor…ou pior, vai saber.
A história começa com um fabricante de bonecas que mora com sua mulher e filha em uma casa isolada e levam sua vida pacificamente. Algo acontece e o casal perde sua filha.
Anos depois, tendo uma a casa e grande e tem muitos cômodos, eles decidem abrigar algumas jovens órfãs, uma freira e um padre. Uma das meninas, que tem sequelas de poliomelite e faz uso de muleta, começa a ser perseguida por uma entidade. Com a curiosidade normal de uma criança, ela é levada a abrir uma porta que jamais deveria ter sido aberta, libertando um espírito maligno.
Destaque para a atuação da jovem Talitha Bateman (Janice). Ela consegue transmitir a sensação de desespero frente a um mal eminente e ainda as dificuldades que uma uma pessoa com deficiência passaria nessa situação. Ela divide a cena com Lulu Wilson (Linda) que interpreta sua irmã. As duas roubam as cenas e garantem um bom espetáculo.
A direção de David F. Sandberg é boa e os planos de câmera utilizados por ele causam um ótimo impacto visual, algumas vezes causando sensação de vertigem.
Nós, do Classe Nerd, fomos convidados para a sessão exibida em uma sala 4DX (NYCC, Barra Shopping – RJ). Posso dizer que a experiência de assistir a um filme de terror nessa sala foi ampliada. Se você não conhece, a exibição em 4DX conta com um conjunto de cadeiras que se mexem e vibram em determinados momentos do filme. Além disso, elas lançam essências. Pude perceber logo no início do filme, onde o fabricante de bonecas construía uma das suas criações, um odor de madeira queimada quando ele gravava através de pirografia (gravar algo através do fogo) algo na caixa que guardava um brinquedo. Também há o recurso que borrifa água, sopra um vento forte e outro que simula raios. Isso fez com que o filme tivesse uma experiência mais imersiva.
Curiosidade: a verdadeira Annabelle encontra-se no Museu do Oculto, na casa dos Warren em Connecticut e é bem diferente da que foi mostrada no filme. Ela é um modelo Raggedy Ann. Veja aqui.
Annabelle 2: A Criação do Mal tem direção de David F. Sandberg e elenco composto por Anthony LaPaglia, Samara Lee, Miranda Otto, Brad Greenquist, Lulu Wilson, Talitha Bateman, Stephanie Sigman, Mark Bramhall, Alicia Vela-Bailey e tem lançamento em 17 de agosto de 2017, no Brasil.