Os novos filmes de Avatar, que continuarão a saga do povo Na’vi, e mostrará muito mais de seu planeta Pandora, isso tudo em mais, pelo menos, 3 filmes, foi anunciado recentemente que serão rodados na Nova Zelândia, segundo um acordo fechado entre James Cameron e a 20th Century Fox e terá um gasto em orçamento para produção na casa dos US$ 500 milhões.

Em uma recente entrevista para a Associated Press, o diretor James Cameron, falou mais sobre o futuro projeto e detalhes sobre os novos filmes.
“Vamos ter vários novos cenários e um monte de novos ambientes e criaturas em Pandora. No começo eu pensei em fazer em outros planetas, no mesmo sistema solar, mas que acabou que isso não foi necessário. A Pandora que temos imaginado será uma terra de fantasia que vai ocupar a mente das pessoas nas próximas décadas.” disse Cameron.
Questionado sobre os rumores que surgiram, que o 2º filme, se passaria e mostraria muito do mundo subaquático de Pandora, o diretor comenta
“Há um bocado de cenas debaixo d’água. Mas é errado dizer que o segundo filme se passa debaixo d’água. Isso não é verdade. Há cenas subaquáticas e cenas de superfície, que têm a ver com as culturas indígenas do oceano que são distribuídas nos três filmes.”
James Cameron completa dizendo que nos próximos filmes, a história não se focará apenas no ex- fuzileiro Jake Sully (Sam Worthington), mas sim em sua nova vida e sua nova família em Pandora.
“É realmente a história de sua família, a família que ele cria em Pandora”. Sua família estendida. Então, pense nisso como uma saga familiar como “O Poderoso Chefão”.
Os roteiros dos próximos filmes de Avatar estão sendo escrito por Josh Friedman (série de TV Terminator: The Sarah Connor Chronicles), que é derivada de O Exterminador do Futuro do prórpio James Cameron, Rick Jaffa e Amanda Silver (Planeta dos Macacos: A Origem) e Shane Salerno (Selvagens)
As filmagens começarão em outubro de 2014 e os lançamentos estão programados para, dezembro 2016 (Avatar 2), dezembro de 2017 (Avatar 3) e dezembro de 2018 (Avatar 4).