Para quem pensa que jogar vídeo-game é apenas diversão, está muito enganado. Desde que o Gran Turismo Academy foi lançado, muitos pilotos virtuais se sobressaíram na competição e tiveram a oportunidade de disputar corridas reais, com competidores de verdade. Milhares de jogadores participam de uma seleção nacional, onde os finalistas lutam em cabines de corrida especiais durante uma série ao vivo de rodadas eliminatórias de Gran Turismo.


Criada em 2008 pela Sony Computer Entertainment Europe e pela Polyphony Digital Inc., em colaboração com a Nissan Europe, a GT Academy vem ganhando mais visibilidade ao longo dos anos por revelar grandes pilotos. É o caso do galês Jann Mardenborough, que disputou com outros 90.000 competidores virtuais e venceu o GT Academy de 2011. O prêmio pela vitória era correr com um Nissan no evento Dubai 24 Hour. Com a terceira colocação na classe que disputou, Mardenborough chamou a atenção de donos de equipes. Depois de participar de diversos campeonatos de verdade, ele foi contratado pela Arden International Motorsport para dispoutar a GP3. Tal categoria já levou os pilotos Esteban Gutiérrez e Valtteri Bottas para a Formula 1.

O feito de Mardenborough é impressionante. Muitos pilotos passam a vida pilotando karts e carros de corrida, participando de competições, subindo de categoria até chegar à uma competição mais importante. Como devem se sentir esses pilotos com relação ao ex-piloto virtual?