Pesquisadores da Microsoft desenvolveu um protótipo de sutiã “inteligente” (smart bra), embutidos com sensores fisiológicos, que são capazes de monitorar a atividade cardíaca das mulheres e até controlar o humor e a alimentação. Os sensores podem sinalizar aos smartphones delas para mantê-las longe da geladeira e fazer uma dieta.
A Microsoft afirma que não há planos para tornar o sutiã inteligente um produto comercial. Mas qual por que usar um sutiã? Segundo a empresa, eles queriam algo que fosse confortável e que se posicionasse próximo ao coração. E o sutiã é ideal para isso.
Pesquisas mostram que as pessoas tendem a comer muitas besteiras quando se sentem estressadas, mal humoradas ou entediadas, o que eles chamam de comfort food. Cientistas entrevistaram mulheres que utilizaram o sutiã inteligente e elas afirmaram que o gadget as ajudou a identificar o início da compulsão alimentar, devido aos alertas que recebiam de seus estados emocionais nos seus smartphones.
Um dos maiores problemas encontrados é a autonomia da bateria dos sensores. O sutiã tem que ser recarregado a cada 3 ou 4 horas. A ideia é tentar desenvolver alguma coisa que seja confortável e com uma autonomia maior da bateria, e que possa ser usado tanto por homens quanto por mulheres.
Será que em breve teremos uma loja de lingeries inteligentes – Microsoft’s Secret?