Um plano ousado, e bem arquitetado. Roubar uma cobiçada joia que custa 150 milhões de dólares, em maio a um renomado evento, o Met Gala, baile anual oferecido pela editora da Vogue, em um dos lugares mais inusitados e cheios de segurança dos EUA, o Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Esta é o plano central do novo longa que chega pra dar continuidade à franquia iniciada em Onze Homens e um Segredo, mas desta vez, com um seleto time de mulheres especialistas.
Em Oito Mulheres e um Segredo (Ocean’s Eight), este foi o plano arquitetado minuciosamente por Debbie Ocean (Sandra Bullock), durante sua estada na cadeia durante o cumprimento de uma pena de 5 anos. Isso mesmo, tal qual o inicio de Onze Homens, a protagonista da vez começa o longa saindo da prisão, porém, isso não é coincidência ou mera copia, para dizer que você esta na mesma franquia, pois Debbie é irmã de Danny Ocean (George Clooney), e mostra já a partir dai que a vida de golpes e crimes, é um negócio de família.
Este acertado entrelace com a franquia original, alias, é um dos pontos altos e certeiros do novo filmes, pois ele da uma nova força, como um reboot, porém, respeitando todo o cânone já muito bem estabelecido pelos filmes da franquia original, e chega para somar e não simplesmente substituir, como temos visto muito em outras franquias que optaram por um verdadeiro reboot e começaram algo totalmente desconexo com os filmes estabelecidos.
E este clima todo que lhe gera familiaridade é cada vez mais completo por outras situações e momentos muito bem pensados no decorrer do filme, te mostrando que é algo novo, mas que te dá o que você já tem familiaridade, e deixa ainda mais legal a experiência de ver Oito Mulheres e um Segredo.
Lógico que atrelado a isso tudo, outro ponto forte e, pra mim, o melhor, foi à escolha do seleto time de mulheres do elenco, que, assim como em Onze Homens, trás realmente peso para o longa. Além de Sandra Bullock, ainda temos o prazer de ver no time ao seu lado, Cate Blanchet t(Lou), Helena Bonham Carter (estilista endividada Rose Weil), Rihanna(a hacker Nine Ball), Sarah Paulson(Tammy), Mindy Kaling(a especialista em diamantes Amita), Awkwafina (a golpista e batedora de carteiras ágil e mão leve Constance) e Anne Hathaway ( a Diva e atriz Daphne Kluger).
E com este brilhante e talentoso elenco de protagonistas, o longa segue com uma história tradicional de assalto, com um a tentativa de um grande roubo através de um plano mirabolante e chio de astucia, nos proporcionando momentos tensos e divertidos durante as quase 2 horas de filme, sem nem percebermos, de tão envolvidos que estamos na trama, para saber se conseguirão escutá-lo. Um roteiro e argumento simples, mas que cumpre e bem seu objetivo com a excelente direção de Gary Ross.
E filme segue bem a fórmula tanto do original de 1960, quanto do remake de 2001, dirigido por Steven Soderbergh. Mas isso nem de longe é um problema, pois seguindo ela, ele respeitou tudo que já havia estabelecido na franquia, o que agradou aos fãs antigos e deu uma maneira de atingir e conquistar um novo público, renovando o fôlego da franquia para futuros projetos.
Outro grande mérito de Oito Mulheres e um Segredo é ter um filme, de um gênero que, historicamente é predominantemente masculino, ser criado e muito bem executado mostrando o poder que as mulheres igualmente astutas e inteligentes como as personagens apresentadas, não deixam em nada a dever a equipe dos homens, que já vimos em ação outrora, e , a maneira com que o roteiro brinca com estes estereótipos e esta coisa das “disputas” dos homens e das mulheres, geram excelentes cenas e momentos durante os arcos. Vale resaltar que somente 8 mulheres foram necessárias para realizar o feito, ao invés de 11 homens, hahahahahah…
Oito Mulheres e um Segredo, como já havia dito antes, é um filme que chega para dar um novo fôlego e uma nova direção a uma franquia que já tem seu sucesso em 3 filmes, porém, sem querer ser um verdadeiro Reboot, e sim, uma renovada e bem sucedida continuidade, da franquia.
Trailer
Oito Mulheres e Um Segredo tem direção de Gary Ross, e conta com Sandra Bullock, Cate Blanchet, Helena Bonham Carter, Rihanna, Sarah Paulson, Mindy Kaling, Awkwafina e Anne Hathaway, dentre outros, no elenco, e já esta em cartaz nos melhores cinemas.