A Samsung está se empenhando para trazer a você uma internet mais rápida e acessível. No início da semana a Samsung anunciou um novo padrão de alta velocidade que é visto como o futuro do Wi-Fi. O padrão 802.11ad é 4,6 vezes mais rápido do que sua conexão a cabo Ethernet de 1 Gbps, alcançando 4,6 Gbps de taxa de transmissão.
Agora a gigante coreana está trabalhando em cima da rede 5G e anunciou que conseguiu alcançar velocidade de download próxima a 1 Gb/s (ou seja, taxa de transmissão 7,5 Gbps). Testes realizados em uma estrada foi igualmente impressionante. Dentro de um carro a 100km/h, a conexão foi capaz de baixar arquivos a uma taxa de 150mb/s (1,2Gbps). A rede 5G ainda está longe de chegar em nossos smartphones e tablets uma vez que os padrões técnicos ainda estão sendo consolidados, sem considerar que muitos países ainda nem conseguiram adotar o padrão 4G em larga escala.
A Samsung tem usado a banda de alta frequência de 28 GHz, mas sua implementação – assim como acontece em bandas de alta frequência – normalmente possui um alcance curto, o que inviabilizaria no caso de uma rede móvel. Para resolver esse problema, a empresa coreana diz que tem usado uma tecnologia própria para turbinar o sinal chamada de “Hybrid Adaptive Array Technology”, que utiliza bandas de ondas de frequência milimétricas que permitem usar frequências maiores através de grandes distâncias.
Enquanto você fica aí mendigando junto às operadoras aqui do Brasil para ter uma internet decente no seu dispositivo móvel, o mundo está avançando nas pesquisas e construindo padrões para uma internet mais rápida e acessível a todos. Para os países desenvolvidos, a rede 5G parece estar próxima. Aqui no Brasil, em um futuro tão tão distante.