Começou nessa segunda-feira o evento anual da Apple para desenvolvedores, chamado de WWDC 2015 – Worldwide Developer Conference. Entre as novidades estão os novos sistemas operacionais para seus dispositivos móveis (iOS 9), para os computadores (OS X El Captain) e para os Apple Watchs (watchOS 2).
iOS 9
O novo sistema operacional dos dispositivos móveis será bem mais leve do que a versão anterior. O iOS 8 utiliza cerca de 4 GB enquanto que na versão 9 será apenas 1.8 GB. O iOS 9 contará com um modo de economia de energia, permitindo que o dispositivo sobreviva por até 3 horas a mais.
Com relação a Siri, ela ficou mais inteligente e mais integrada a todos os outros recursos do sistema. A assistente virtual não responderá apenas as suas solicitações como fará sugestões. Ao ler um convite recebido por e-mail, por exemplo, a Siri pode adicioná-lo no Calendário, alertar quando o evento estiver próximo e sugerir rotas de trânsito, deixando-a muito parecida com o Google Now.
O Spotlight, que exibe todos os recursos presentes no dispositivo, poderá dar dicas com a ajuda da Siri, sugerindo aplicativos para baixar e lugares próximos. De acordo com o Vice-presidente de Software e Engenharia da Apple, Craig Federigh, todas as informações serão anônimas e não terão qualquer relação com a Apple ID ou à conta do usuário.
O aplicativo Notas ganhou uma nova funcionalidade: desenhos e anotações feitas com os dedos. Além disso, será possível adicionar conteúdo diretamente do Safari, Mapas e outros aplicativos.
Já o tão criticado aplicativo Mapas finalmente passará a exibir o trânsito e as opções de transporte – que o Google Maps já faz há anos. A novidade estará presente em algumas cidades selecionadas, como Nova York (EUA), San Francisco (EUA) e Shenzen (China).
Um novo app foi acrescentado na suíte de aplicativos nativos do iOS 9: o News (Notícias). Esse novo app permitirá que os veículos de mídia publiquem seus conteúdos diretamente nas plataformas da Apple – similar ao “Articles”, do Facebook.
Com relação a plataforma de pagamento Apple Pay, agora será possível armazenar cartões de presente e cartões de lojas de varejo. Hoje, o Apple Pay é suportado por 200 bancos e tem cerca de 5 milhões de clientes e, em Julho, chegará ao Reino Unido. Já o Passport foi enterrado, dando lugar ao novo app chamado Wallet, que guardará cartões de embarque, tíquetes e ingressos, cartões de créditos e de débito.
Uma grande novidade surgiu para os usuários de iPad: o multitasking. Quando estiver deitado, o tablet poderá exibir na tela dois aplicativos simultaneamente. Em 2011, o jovem brasileiro Pedro Franceschi publicou um app chamado Quasar, na Cydia App Store, que fazia algo similar. No Quasar, os aplicativos eram executados em janelas, como no Windows, e o usuário tinha o poder de redimensioná-las e colocá-las onde quiser, além de poder rodar mais de 2 aplicações simultâneas. No iOS 9, surgiu a ideia do velho e conhecido Picture in Picture (PIP). Agora você poderá navegar na internet e assistir a um vídeo ao mesmo tempo.
Já o Swift 2 foi desenhado para ser mais rápido e com novas tecnologias de otimização. Possui várias melhorias com relação a primeira versão. E a principal novidade: será Open Source. Vai estar disponível para iOS + OS X e Linux.
App Store
A App Store , lançada há 7 anos, já atravessou a marca de 100 bilhões de downloads e mais de 1,5 bilhão de apps. Já foram pagos mais de U$ 30 bilhões aos desenvolvedores.
O iOS 9 será liberado a partir de setembro deste ano. Todos os celulares a partir do iPhone 4s e tablets a partir do iPad 2 receberão o novo sistema.